Board Games

Postado em segunda-feira, 05 de Outubro de 2015

Quando falamos em jogos de tabuleiro, bate aquela nostalgia da infância da década de 80 e 90. Naquela época, os jogos de tabuleiro faziam a diversão dos encontros de amigos e familiares. Além de ser uma alternativa de lazer, sua prática incentivava a capacidade de memória, a desenvolver o raciocínio lógico e abstrato e alguns até reforçavam as práticas educacionais.

Com a chegada dos jogos eletrônicos, os jogos de tabuleiro foram esquecidos e, aos poucos, foram saindo das prateleiras das casas. A era digital tomou conta e as pessoas passaram a ficar mais tempo em frente a televisões e computadores. Os momentos de lazer que as famílias tinham, foram substituídos por cada um se entretendo com um eletrônico diferente: computador, smarthphone, tablet, televisão.

Atualmente, muitas pessoas estão sentindo falta da interação e diversão que os jogos de tabuleiro proporcionavam e estão trazendo de volta esse hobby que teve ínicio há cerca de 5000 anos a.C na região da Mesopotâmia e do Egito. No passado, o objetivo inicial deles era relacionado à práticas religiosas. Com o passar do tempo, os jogos de tabuleiro tiveram sua utilização desmitificada e passaram a ser usados com o objetivo lúdico.

A própria indústria de jogos de tabuleiro sentiu a necessidade de se reinventar para que os jogos voltassem aos encontros de amigos e familiares. Eles tornaram os jogos mais criativos e atraentes visualmente. Mas muitos jogos que foram criados no período de 1860 à 1960 ainda fazem muito sucesso. Como é o caso do Jogo da Vida (The Checkered Game of Life); o Banco Imobiliário (Monopoly) que é o jogo de tabuleiro mais popular do mundo, sendo que no Brasil, o War (Risk) é mais popular; o jogo de corrida Chispa! (Sorry); e o jogo de investigação, Detetive (Clue). Muitos programas de televisão desenvolveram também jogos de tabuleiro para as pessoas vivenciarem suas brincadeiras em casa.

Existem jogos de todos os tipos e estilos. Há os que se precisam de sorte, conhecimento, memória ou estratégia. Há os que são para dois ou dez jogadores. Então, reúna seus amigos e familiares e escolha seu jogo!