Esportes Britânicos

Postado em sexta-feira, 19 de Fevereiro de 2016

A relação do homem com o esporte vem da época dos primatas, quando precisavam fugir de predadores ou lutar por território. Porém, não se sabe exatamente quando surgiu a prática em si do esporte, mas se sabe que é da época da Antiguidade, pois há registro de cenas de lutas, jogo de bola, natação, acrobacias e danças. 

blog britannia esportes britanicos antiguidade

Inicialmente, a prática do esporte estava ligada somente a aprimorar e desenvolver a força física dos soldados que iam para guerras. Já atualmente, têm o objetivo de tornar a vida saudável; gerar resistência; desenvolver disciplina, responsabilidade e trabalho em equipe.

blog britannia esportes britanicos atual

O esporte sempre fez parte da vida do ser humano e é o único que consegue reunir os cinco continentes para participar e acompanhar os Jogos Olímpicos.

blog britannia esportes britanicos londres

Grande parte dos esportes que são praticados hoje em dia nasceu no Reino Unido, como: futebol, rugby, dardo, críquete, golfe, tênis, tênis de mesa, badminton, hóquei, squash, rounders, boxe, sinuca, curling e basebol. Porém, nem todos estes esportes alcançaram popularidade internacionalmente para fazer parte de uma Olimpíada, pois para um esporte ser olímpico deve ser praticado em 75 países, no mínimo, e em quatro continentes, no caso dos homens, e no caso das mulheres deve ser praticado em 40 países, no mínimo, e em três continentes.

Confira abaixo quais são os esportes britânicos que estarão nas Olimpíadas Rio 2016 e pouquinho sobre a sua origem:

Futebol

Há indícios que o futebol surgiu há mais de 2 mil anos e era praticado desde a Antiguidade. Mas foi no século XIX, na Inglaterra, que foram criadas e organizadas as regras e o futebol se tornou o que jogamos hoje. E foi graças ao brasileiro de descendência inglesa, Charles Miller, que em 1894 trouxe a primeira bola de futebol para os gramados brasileiros.

blog britannia esportes britanicos football

Rugby

Dizem que o rugby teria nascido de uma jogada irregular do futebol feita pelo estudante Willian Ellis, que achava o futebol monótono. Ele pegou a bola na mão e levou até a linha de fundo do adversário e seus colegas, irritados, tentaram agarrá-lo.

blog britannia esportes britanicos hugby

Golfe

O golfe foi inspirado em um jogo praticado na Roma antiga, a Paganica, no qual se batia com um pau torto em uma bola de couro recheada de penas ou lãs. Porém, a forma como o conhecemos hoje é de influência escocesa, que adaptou e criou novas regras.

blog britannia esportes britanicos golf

Tênis

Em meados do século XIII havia na França o jogo “Jeu de Pame”, no qual os jogadores utilizavam as mãos para rebater a bola contra a parede. A partir do século seguinte, passaram a utilizar uma raquete de madeira. Depois, o esporte foi sendo aprimorado e ficando como o conhecemos atualmente. Mas neste mesmo período, na Inglaterra, o Rei Henrique VIII conheceu e se tornou praticante deste esporte, o que ajudou a difundir pelo mundo. Sendo assim, o Tênis é um tradicional esporte de inglês, mas com familiaridade francesa.

blog britannia esportes britanicos tenis

Tênis de mesa

No século XIX, este esporte era conhecido como ping-pong na Inglaterra, onde nasceu. Mas o nome se tornou uma marca registrada e o esporte passou a ser chamado Tênis de Mesa e é considerado um dos mais populares.

blog britannia esportes britanicos tenis de mesa

Badminton

Por volta de 1800 existia na India o jogo “Poona”, que era muito popular. Quando os oficiais ingleses retornaram da colônia inglesa, levaram o jogo com eles. O jogo teve muitos adeptos e principalmente as filhas do Duque de Beaufort’s, que jogavam no salão da moradia da família, Badminton House, mas a família alterou algumas coisas do jogo original como colocar uma corda para separar os campos e usar raquetes de ténis.

blog britannia esportes britanicos badminton

Hóquei

Em meados do século XVIII, na Inglaterra, surgiu o que conhecemos hoje como Hockey. Mas há indícios de que esse formato de jogo já existia antes. Em 1875 surgiram às regras e apenas em 1890, Oxford e Cambridge disputaram o primeiro jogo internacional de hóquei sobre grama.

blog britannia esportes britanicos hockey